Ministro da Casa Civil responsabiliza presidente do Banco Central por instabilidade financeira
Na quinta-feira passada (29), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é responsável pelos altos e baixos no mercado financeiro. Ele acha que Campos Neto causa muita instabilidade e critica o Brasil com frequência. Costa está ansioso pela nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central, que será no ano que vem, porque ele acredita que é importante ter alguém no comando que mora no Brasil.
As declarações de Rui Costa surgiram depois que o dólar subiu e passou de R$ 6, logo depois do anúncio de um pacote com cortes de gastos e isenção de Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil por mês. O ministro acha que a atual diretoria do Banco Central provocou essa instabilidade de propósito, para atrapalhar o governo. Ele acredita que é melhor ter líderes que vivem no país, em vez de viver fora e prejudicar o Brasil.
Costa também disse que a instabilidade no mercado foi causada pelo fechamento das bolsas americanas por causa de um feriado, mas ele acha que o dólar vai se estabilizar quando o mercado perceber que o governo está comprometido com o controle das finanças. Ele defendeu que a isenção de Imposto de Renda não teve efeitos negativos, já que essa proposta fazia parte da campanha do presidente Lula.
Além disso, o ministro anunciou que o presidente Lula irá indicar três novos diretores para o Banco Central, para substituir os que vão sair no final do ano. Um deles será Gabriel Galípolo, que deve se tornar presidente do Banco Central.