Câncer supera doenças cardiovasculares como principal causa de morte no Brasil
No Brasil, está acontecendo uma mudança importante na saúde, com mais pessoas morrendo de câncer do que de problemas no coração. Um estudo recente mostrou que em 2000, apenas 7% dos municípios tinham o câncer como maior causa de morte, mas em 2019 esse número subiu para 13%. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Unifesp, analisando dados de mais de 5 mil cidades brasileiras ao longo de 19 anos. Enquanto a mortalidade por problemas no coração diminuiu em 25 estados, o número de mortes por câncer aumentou em 15 estados.
Uma das razões para essa mudança é a queda no número de fumantes, graças a políticas públicas eficazes, que também ajudaram a reduzir as mortes causadas por problemas no coração. No entanto, diminuir as mortes por câncer pode ser mais difícil, já que a doença é mais silenciosa. A médica Anelisa Coutinho diz que muitos casos de câncer podem ser prevenidos com mudanças simples no estilo de vida, como ter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. A obesidade, que dobrou no Brasil desde 2000, é um problema sério nesse cenário.
Para lidar com essa situação, foi criada a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, para tentar reduzir a doença e melhorar o acesso aos tratamentos. Porém, enfrentar problemas específicos de cada tipo de câncer é um desafio, principalmente por causa dos limites do sistema de saúde. Os especialistas avisam que essa mudança na saúde é normal, mas é importante ficar atento tanto às doenças do coração quanto ao câncer.