Senado aprova projeto que proíbe o uso de celulares nas escolas e texto vai para a sanção de Lula
Nesta quinta-feira, o Senado aprovou um projeto que proíbe o uso de celulares nas escolas, até mesmo nos intervalos. Os alunos poderão guardar os aparelhos na mochila, mas não poderão usá-los, a menos que seja realmente necessário, como em casos de saúde. A restrição vale para todos os níveis de ensino básico.
Inicialmente, o projeto proibia as crianças até os 10 anos de idade de terem celulares, mas essa parte foi mudada. A proposta foi aprovada de forma simbólica, sem os senadores votarem nominalmente. Tanto a base governamental quanto a oposição apoiaram a medida.
Os senadores destacaram os problemas que os professores têm para manter a atenção dos alunos devido ao uso dos celulares. Houve uma sugestão de permitir o uso para alunos do ensino médio, mas foi rejeitada pelo plenário.
Durante a análise na CCJ da Câmara, a proibição do uso de celulares nas escolas foi muito discutida. O uso será permitido para questões educacionais, acessibilidade, saúde do aluno e direitos fundamentais. A expectativa é que a medida entre em vigor no próximo ano letivo.