Furacão Helene se intensifica para categoria 4 e atinge a Flórida
O furacão Helene ficou mais forte ontem à noite e agora é categoria 4, com ventos de até 215 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Na Flórida, já está chovendo muito e ventando forte, enquanto as pessoas se preparam para a chegada do furacão prevista para hoje à noite ou amanhã cedo. Mais de 125 mil casas e lojas ficaram sem energia por causa da tempestade. O NHC alertou sobre a possibilidade de enchentes causadas pela maré, com a água podendo subir até 6 metros e a previsão de até 510 milímetros de chuva em algumas áreas.
Vários estados estão no caminho do furacão, enfrentando ventos fortes e estradas alagadas. As autoridades estão em alerta máximo para garantir a segurança de todos. O governador Ron DeSantis mobilizou a Guarda Nacional e equipes de resgate, além de ajudar a restaurar a energia elétrica. Se as previsões se confirmarem, Helene pode ser o furacão mais forte a atingir os Estados Unidos em mais de um ano, mostrando a gravidade da situação.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) já apontou que as mudanças climáticas são, em parte, causadas pela atividade humana, o que levanta preocupações sobre a frequência de eventos climáticos extremos como este. As pessoas continuam atentas às atualizações sobre o furacão e às medidas de segurança em vigor.