‘A China está nos testando’, diz Biden a aliados do Quad

‘A China está nos testando’, diz Biden a aliados do Quad

Neste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi pego em um microfone aberto falando para os líderes de Austrália, Índia e Japão que a China está “testando” eles. O comentário pode tirar o foco da declaração conjunta da reunião, que evitou falar diretamente de Pequim. Hoje, Biden organizou um encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida; e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese em Wilmington, Delaware.

Biden disse que a China está agindo de forma agressiva e testando todos na região. Ele mencionou que, apesar dos desafios econômicos internos do presidente chinês, Xi Jinping, ele também está buscando espaço diplomático para defender os interesses da China.

Biden destacou que os esforços dos Estados Unidos para reduzir a tensão, incluindo uma conversa telefônica com Xi em abril, estão ajudando a evitar conflitos. O vazamento do comentário de Biden pode atrapalhar a diplomacia dos quatro países em mostrar que o grupo é mais do que um contrapeso à China.

Na declaração conjunta após a reunião, os quatro líderes mostraram preocupação com a tensão nas fronteiras, especialmente nos mares da China Oriental e Meridional. Eles condenaram as ações coercitivas e intimidadoras no Mar da China Meridional e a disputa de ilhas no Mar da China Oriental.

Os líderes também mencionaram a importância de manter a região “livre e aberta” diante dos desafios geopolíticos. Biden afirmou que o grupo Quad vai se manter forte, independentemente das mudanças políticas nos Estados Unidos. A Casa Branca destacou que a reunião reflete a prioridade de Biden em fortalecer as alianças internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *