Brasil e BID lançam ‘janela única’ para facilitar investimentos estrangeiros

Brasil e BID lançam ‘janela única’ para facilitar investimentos estrangeiros

O Brasil, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), fechou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar a “janela única”. Essa plataforma inovadora tem o objetivo de reunir todas as exigências regulatórias que os investidores estrangeiros precisam cumprir para operar no país. O acordo foi assinado durante o 7º Fórum Brasil de Investimentos, em São Paulo. O vice-presidente do Mdic, Geraldo Alckmin, mencionou que essa colaboração envolve um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, que não precisará ser reembolsado.
A “janela única” será um portal completo, onde os investidores poderão encontrar informações sobre licenças, autorizações e questões fiscais, simplificando o processo de entrada no mercado brasileiro. Alckmin destacou que essa iniciativa visa atrair novos investimentos, reduzir custos e simplificar processos burocráticos. Ele afirmou que a implementação da “janela única” pode gerar uma economia de até R$ 40 bilhões por ano em custos relacionados ao comércio exterior.
Morgan Doyle, representante do BID, expressou sua satisfação em participar do projeto, que promete melhorar a coordenação entre diferentes órgãos governamentais. Doyle enfatizou que a proposta visa não apenas reduzir a burocracia, mas também aumentar a transparência e previsibilidade para os investidores interessados em atuar no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *