Google quer fechar acordo com mídia da Califórnia para fortalecer o jornalismo na região

Google quer fechar acordo com mídia da Califórnia para fortalecer o jornalismo na região

O Google estava negociando um investimento de US$ 110 milhões para ajudar a indústria jornalística da Califórnia, mas só topou se os contribuintes ajudassem com dezenas de milhões. A deputada Buffy Wicks, que estava nessas conversas, pediu ajuda ao governador Gavin Newsom para garantir US$ 70 milhões do estado, mesmo com falta de dinheiro no orçamento. O acordo foi fechado em agosto, mas ainda precisa de alguns ajustes. Wicks disse que isso é um passo importante para fortalecer o jornalismo na Califórnia e o Google destacou a importância do financiamento público para futuras negociações em outros lugares.

Embora o acordo tenha sido considerado um avanço, ele não chegou perto de uma proposta mais ambiciosa que pedia ao Google centenas de milhões de dólares por ano para ajudar na indústria de notícias. As negociações privadas resultaram em um acordo que ajudou a gigante da tecnologia a evitar problemas financeiros que poderiam afetar legisladores em todo o país. Apesar de elogios de Wicks, do Google e do governador, a reação na indústria jornalística foi mista. Alguns críticos acharam que o estado poderia ter conseguido mais da empresa de tecnologia. Outros acreditam que o dinheiro garantido é o melhor resultado possível em uma briga com uma das corporações mais valiosas do mundo.

Na Califórnia, dois projetos de lei foram propostos para conseguir dinheiro para o jornalismo, incluindo um imposto sobre links para as empresas de tecnologia. A indústria de notícias nos EUA está em crise, com mais de 2.900 jornais fechando desde 2005, o que é crucial para uma sociedade bem informada e uma democracia forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *