Lula recepciona Xi Jinping para jantar no Itamaraty após assinatura de 37 acordos entre os países
Hoje, o presidente Lula e sua esposa Janja receberam o presidente da China, Xi Jinping, no Palácio Itamaraty. Eles se reuniram e assinaram 37 acordos, mas não se comprometeram formalmente com a nova Rota da Seda. O presidente chinês chegou por volta das 18h40. Depois de serem recebidos por Lula e Janja, ele cumprimentou o vice-presidente Geraldo Alckmin, a segunda dama Lu Alckmin, os presidentes da Câmara e do Senado, e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. Ministros e autoridades também estão presentes no jantar.
O foco do dia de Lula foi a visita do presidente chinês. Eles se encontraram no Palácio da Alvorada, tiveram uma reunião bilateral e depois um encontro ampliado. Assinaram acordos e deram uma coletiva de imprensa. Uma parceria de investimentos foi criada para evitar conflitos geopolíticos caso o Brasil aderisse totalmente à Nova Rota da Seda. Os dois países irão realizar projetos e investimentos conjuntos.
A China vai realizar projetos da Rota da Seda no Brasil, enquanto o Brasil terá parcerias com o Nova Indústria Brasil, Programa de Aceleração do Crescimento, Programa Rotas da Integração Sul-Americana e Plano de Transformação Ecológica.
Xi Jinping pediu a Lula para defender o multilateralismo em vez de confrontos e hegemonia, em relação à eleição de Trump nos EUA. Ele discursou no Palácio da Alvorada, ressaltando a importância do diálogo em um mundo de conflitos e tensões.