Mais de 600 mil declarações do Imposto de Renda foram retidos na malha fina
No ano de 2024, mais de 600 mil declarações do Imposto de Renda foram retidas na malha fina, o que representa 2,5% do total de declarações com direito a receber restituição, que é de 27,1 milhões. Em 2024, foram entregues 45,2 milhões de declarações no total. Se você teve sua declaração retida, saiba que é possível corrigir as informações ou comprovar os dados diretamente no site da Receita Federal ou no aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Nos últimos anos, temos observado uma redução na quantidade de declarações com erros. Em 2023, por exemplo, 1,3 milhão de restituições foram retidas. A Receita Federal estima que menos de 2% das declarações enviadas acabem retidas na malha fina, mostrando uma melhoria na qualidade das informações prestadas pelos contribuintes.
Para fazer a correção da sua declaração, é só acessar o serviço “Pendências de malha” no site ou aplicativo da Receita. As informações são analisadas com base em dados fornecidos por empresas e instituições financeiras, ajudando a identificar inconsistências.
Os erros mais comuns que levam à retenção das declarações envolvem a omissão de rendimentos, quando o contribuinte não informa ou declara um valor menor do que recebeu de fato. Também é importante incluir todos os rendimentos dos dependentes, evitando problemas na malha fina.
Outras questões frequentes estão relacionadas a despesas médicas. Às vezes, os valores declarados não são confirmados por profissionais de saúde ou instituições, ou algumas despesas não são dedutíveis por não terem previsão legal. Tudo isso contribui para que as declarações sejam retidas.
No próximo dia 23, a Receita Federal vai disponibilizar a consulta ao último lote de restituição, permitindo que os contribuintes verifiquem a situação de suas declarações e façam as correções necessárias, se preciso.