Partido da direita conservadora lidera eleições parlamentares na Áustria
O Partido da Liberdade (FPÖ) está quase ganhando a eleição na Áustria, sendo um marco importante para a extrema-direita no país desde a Segunda Guerra Mundial. Com quase todos os votos contados, o FPÖ está na liderança com 28,8%, seguido pelo Partido do Povo com 26,3%. O atual chanceler reconheceu a derrota e os social-democratas ficaram em terceiro lugar com 21,1%.
O líder do FPÖ destacou a importância de ouvir a população e está aberto ao diálogo com outros partidos, mas não há garantias de formar uma coalizão. O chanceler mencionou que seria impossível governar com alguém que acredita em teorias da conspiração.
A campanha do FPÖ teve o lema “Fortaleza Áustria, Fortaleza da Liberdade” e o partido precisará buscar alianças para governar. Suas propostas polêmicas incluem deportar muitos migrantes e se opor a ajudar a Ucrânia. A ascensão do FPÖ reflete uma tendência na Europa, onde partidos de extrema-direita têm ganhado força. Caso consigam formar um governo, se juntarão a partidos semelhantes na União Europeia. A situação econômica da Áustria, com uma crise e dependência do gás russo, também influenciou nos resultados eleitorais.