SuperVia irá deixar operação de trens do Rio de Janeiro

SuperVia irá deixar operação de trens do Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro fechou um acordo importante com a SuperVia, que é a empresa responsável pelos trens urbanos no estado, para mudar o transporte ferroviário na região. Esse acordo foi assinado no Palácio Guanabara e prevê um período de transição de até nove meses. Depois desse tempo, será feita uma nova concessão para escolher uma nova empresa para operar a extensa rede ferroviária, que tem cerca de 270 km. Durante essa transição, o governo estadual vai investir 300 milhões de reais para melhorar o serviço e trazer de volta os passageiros que passaram a usar outros meios de transporte, como o BRT e aplicativos de transporte.
O governador Cláudio Castro destacou que o objetivo principal é tornar a concessão mais atraente para investidores, já que o contrato atual não está bom e o serviço piorou bastante. A transição é vista como uma forma de evitar gastos excessivos e garantir que o serviço continue funcionando sem continuar com a má qualidade que tem sido criticada. Atualmente, a SuperVia transporta um pouco mais de 300 mil passageiros por dia, mas esse número já foi maior, ultrapassando 1 milhão. Os usuários costumam reclamar de atrasos, problemas de manutenção e questões de segurança, como roubos de trilhos e cabos.
No entanto, esse acordo ainda precisa ser aprovado pela justiça, porque a SuperVia está em recuperação judicial. Durante a transição, a concessionária vai continuar operando e se comprometeu a pagar 50 milhões de reais para quitar dívidas. Isso faz parte do esforço do governo para melhorar o transporte no estado. Recentemente, foi feito um pregão eletrônico para escolher a empresa que vai operar as barcas que ligam o Rio de Janeiro a Niterói. A empresa BK Consultoria ganhou a licitação e vai pagar 1,9 bilhão de reais para assumir o serviço a partir de fevereiro do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *