Verstappen é punido por lentidão e perde a pole position para Russell no GP do Catar
Depois de comemorar sua primeira posição de largada desde o GP da Áustria, em junho, Max Verstappen foi punido pelos comissários da FIA e vai largar em segundo no GP do Catar, neste domingo, às 13 horas (horário de Brasília). Com isso, George Russell, da Mercedes, ficou com a pole position, tendo Verstappen ao seu lado na primeira fila. Os demais pilotos do grid permaneceram nas mesmas posições. Lando Norris e Oscar Piastri saem na segunda fila com o objetivo de ajudar a McLaren a conquistar o título do Mundial de Construtores pela primeira vez em 26 anos.
Verstappen, já com o título do Mundial de Pilotos garantido desde a corrida de Las Vegas na semana passada, perdeu a primeira posição no grid por ter pilotado de forma considerada “perigosa” pelo piloto britânico. Verstappen estava na sua frente tentando esfriar os pneus, enquanto se preparava para sua volta rápida. Após ouvirem as explicações dos pilotos e das equipes, os comissários decidiram punir Verstappen por não seguir as instruções do diretor de prova e pilotar de maneira muito lenta.
A infração normalmente resultaria na perda de três posições no grid, mas como nenhum piloto estava buscando estabelecer volta rápida no momento do incidente, a FIA decidiu inverter apenas a primeira fila do grid. Assim, Russell larga em primeiro e Verstappen em segundo no GP do Catar.